sexta-feira, 6 de março de 2009

Sumário - Busca Rápida


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- Araruama - "Hidráulica e sedimentação do Canal de Itajuru – Lagoa de Araruama." - por Lessa (1990)
- Ciência Normal - "A Ciência Normal e seus Perigos". por Karl Popper
- Cecília Meirelles
- Epistemologia - O que é Epistemologia?
- Florbela Espanca
- Geoarqueologia – O que é Geoarqueologia
- Heracleitos – Do Ser e do Estar - por Rubens Antonio
- Hidra de Lerna - “Prehistoric Coastal Environments in Greece: The Vanished Landscapes of Dimini Bay and Lake Lerna.” - por Zanger, 1991.
- Karl Popper e Thomas Kuhn: reflexões... por Francisco Ramos Neves
- “Lógica da Descoberta ou Psicologia da Pesquisa?”, por Thomas Kuhn
- Mendel - "A História das Leis de Mendel na Perspectiva Fleckiana." - por Leite, Ferrari e Delizoicov, 2001.
- Nietzsche e o Nazismo - Nas asas da Mentira - por Rubens Antonio
- O Passo das Termópilas – por Kraft, Rapp Jr, Szemler, Tziavos, Kase (1987)
- Safo – Filha Imortal de Afrodite - por Rubens Antonio
- Um discurso
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“A Ciência Normal e seus Perigos.” por Karl Popper


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POPPER, Karl. “A Crítica do Desenvolvimento do Conhecimento.” São Paulo (São Paulo): Editora Cultrix, tradução de Octávio Mendes Cajado, 1979 - Extraído das Atas do Colóquio Internacional sobre Filosofia da Ciência. Londres (Inglaterra): 1965. Trazido de: www.consciencia.org/a-ciencia-normal-e-seus-perigos-karl-popper
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“A crítica do Professor Kuhn às minhas opiniões sobre ciência é a mais interessante que já encontrei até agora. Há, reconhecidamente, alguns pontos, mais ou menos importantes, em que ele não me entende ou me interpreta mal. Kuhn, por exemplo, cita com desaprovação um trecho do início do primeiro capítulo do meu livro, “A Lógica da Descoberta Científica”. Pois eu gostaria de citar uma passagem que ele deixou passar, constante do Prefácio da Primeira Edição. (Na primeira edição a passagem em apreço vinha logo antes do trecho citado por Kuhn; mais tarde inseri o Prefácio da Edição Inglesa entre as duas passagens.) Ao passo que breve trecho citado por Kuhn poderá soar, fora do contexto, como se eu não estivesse a par do fato, destacado por ele, de que os cientistas desenvolvem necessariamente suas idéias dentro de uma estrutura teórica definida, seu imediato predecessor de 1934 soa quase como uma antecipação desse ponto central da opinião de Kuhn.
Depois de duas epígrafes tiradas de Schlick e de Kant, meu livro começa com as seguintes palavras: "Um cientista empenhado numa pesquisa, digamos no campo da física, pode atacar diretamente o seu problema. Pode ir logo ao âmago do assunto: isto é, ao coração de uma estrutura organizada. Pois já existe uma estrutura de doutrinas científicas; e, com ela, uma situação — problema geralmente aceito. É por isso que ele pode deixar para outros o ajuste de sua contribuição à estrutura do conhecimento científico." E, a seguir, prossigo dizendo que o filósofo se encontra em posição diferente.
Agora parece muito claro que a passagem citada descreve a situação "normal" do cientista de modo muito semelhante a Kuhn: há um edifício, uma estrutura organizada da ciência que fornece ao cientista uma situação — problema geralmente aceito a que o seu próprio trabalho pode ajustar-se. Isso se parece muito com um dos pontos principais de Kuhn: a saber, que a ciência "normal", como ele a chama, ou o trabalho "normal" do cientista, pressupõe uma estrutura organizada de suposições, ou uma teoria, ou um programa de pesquisas, necessário à comunidade de cientistas a fim de poderem discutir racionalmente o seu trabalho.
O fato de haver Kuhn passado por alto esse ponto de concordância e de haver-se aferrado ao que vinha imediatamente depois, e que ele supunha fosse um ponto de discordância me parece significa­tivo. Mostra que só lemos e compreendemos um livro com expectativas definidas em nossa mente. Isso, de fato, pode ser considerado uma das conseqüências de minha tese de que abordamos tudo à luz de uma teoria preconcebida. Assim também um livro. Em conseqüência disso, estamos sujeitos a escolher as coisas de que gostamos ou desgostamos ou que desejamos, por outros motivos, encontrar no livro; e assim fez Kuhn ao ler o meu livro.
Entretanto, apesar desses pontos secundários, Kuhn me com­preende muito bem — melhor, creio eu, do que a maioria dos críticos que conheço; e suas duas críticas principais são muito importantes.
A primeira dessas críticas sustenta, em poucas palavras, que passei totalmente por alto o que ele denomina ciência "normal", e me empenhei exclusivamente em descrever o que ele denomina "pesquisa extraordinária" ou "ciência extraordinária".
Creio que a distinção entre as duas espécies de atividades talvez não seja tão nítida quanto o quer Kuhn; entretanto, estou pronto pa­ra admitir que, na melhor das hipóteses, não tive mais que uma obs­cura consciência dessa distinção; e o que é mais, que a distinção aponta para algo de suma importância.
Nessas circunstâncias, é relativamente secundário serem ou não os termos de Kuhn, ciência "normal" e ciência "extraordinária", até certo ponto petições de princípio e (no sentido de Kuhn) "ideológicos". Creio que são tudo isso; o que, porém, não diminui meus sen­timentos de gratidão a Kuhn por haver assinalado a distinção e por haver assim aberto meus olhos para uma série de problemas que eu ainda não tinha visto com clareza.
A ciência "normal", no sentido de Kuhn, existe. É a atividade do profissional não-revolucionário, ou melhor, não muito crítico: do estudioso da ciência que aceita o dogma dominante do dia; que não deseja contestá-lo; e que só aceita uma nova teoria revolucioná­ria quando quase toda a gente está pronta para aceitá-la — quando ela passa a estar na moda, como uma candidatura antecipadamente vitoriosa a que todos, ou quase todos, aderem. Resistir a uma nova moda exige talvez tanta coragem quanto criar uma.
Vocês talvez digam que, ao descrever dessa maneira a ciência "normal" de Kuhn, eu o estou criticando implícita e sub-repticiamen­te. Afiançarei, portanto, mais uma vez, que o que Kuhn escreveu existe, e precisa ser levado em consideração pelos historiadores da ciência. O fato de tratar-se de um fenômeno de que não gosto (porque o considero perigoso para a ciência), ao passo que Kuhn, aparentemente, não desgosta dele (porque o considera "normal") é outro assunto; assunto, aliás, muitíssimo importante.
A meu ver, o cientista "normal", tal como Kuhn o descreve, é uma pessoa da qual devemos ter pena. (Consoante as opiniões de Kuhn acerca da história da ciência, muitos grandes cientistas devem ter sido "normais"; entretanto, como não tenho pena deles, não creio que as opiniões de Kuhn estejam muito certas.) O cientista "normal", a meu juízo, foi mal ensinado. Acredito, e muita gente acredita como eu, que todo o ensino de nível universitário (e se pos­sível de nível inferior) devia consistir em educar e estimular o aluno a utilizar o pensamento crítico. O cientista "normal", descrito por Kuhn, foi mal ensinado. Foi ensinado com espírito dogmático: é uma vítima da doutrinação. Aprendeu uma técnica que se pode aplicar sem que seja preciso perguntar a razão pela qual pode ser aplicada (sobretudo na mecânica quântica). Em conseqüência disso, tornou- se o que pode ser chamado cientista aplicado, em contraposição ao que eu chamaria cientista puro. Para usarmos a expressão de Kuhn, ele se contenta em resolver "enigmas"1. A escolha desse termo parece indicar que Kuhn deseja destacar que não é um problema real­mente fundamental o que o cientista "normal" está preparado para enfrentar: é, antes, um problema de rotina, um problema de apli­cação do que se aprendeu; Kuhn o descreve como um problema em que se aplica a teoria dominante (a que ele dá o nome de "paradigma"). O êxito do cientista "normal" consiste tão-só em mostrar que a teoria dominante pode ser apropriada e satisfatoriamente aplicada na obtenção de uma solução para o enigma em questão.
A descrição do cientista "normal" feita por Kuhn lembra-me claramente uma conversa que tive com meu falecido amigo, Philipp Frank, por volta de 1933. Nessa ocasião Frank se queixava amarga- mente do enfoque da ciência sem espírito crítico característico da maioria dos estudantes de engenharia. Eles queriam simplesmente "conhecer os fatos". Rejeitavam as teorias ou hipóteses problemáticas, que não fossem "geralmente aceitas": elas intranqüilizavam os estudantes, que só queriam conhecer as coisas, os fatos, que pudessem aplicar em sã consciência e sem análises introspectivas.
Admito que esse tipo de atitude existe; e existe não só entre engenheiros, mas também entre pessoas educadas como cientistas. Só posso dizer que vejo um grande perigo nisso e na possibilidade que tem de tornar-se normal (assim como vejo um grande perigo no aumento da especialização, outro fato histórico inegável): um perigo para a ciência e, na verdade, para nossa civilização. O que mostra por que considero tão importante a ênfase dada por Kuhn à existência desse tipo de ciência.
Acredito, porém, que Kuhn se equivoca quando sugere que é normal o que ele chama de ciência "normal".
Claro está que eu nem sonharia brigar por causa de um termo. Mas gostaria de sugerir que poucos cientistas lembrados pela história da ciência foram "normais" no sentido de Kuhn, se é que houve algum que o fosse. Em outras palavras, discordo de Kuhn não só no tocante a certos fatos históricos, mas também no tocante ao que é característico da ciência.
Tome-se por exemplo Charles Darwin antes da publicação de “A Origem das Espécies”. Mesmo depois dessa publicação ele foi o que se poderia descrever como um "revolucionário relutante", para usarmos a bela descrição de Max Planck feita pelo Professor Pearce Williams; antes dela, Darwin não tinha nada de revolucionário. Nada se assemelha a uma atitude revolucionária consciente em sua descrição de “A Viagem do Beagle”. Mas ela está cheia de problemas; problemas autênticos, novos e fundamentais, e engenhosas conjeturas — conjeturas que competem freqüentemente umas com as outras — a respeito de possíveis soluções.
Dificilmente haverá uma ciência menos revolucionária do que a botânica descritiva. Não obstante, o botânico descritivo enfrenta constantemente problemas autênticos e interessantes: problemas de distribuição, problemas de localizações características, problemas de diferenciação de espécies ou subespécies, problemas como os da sim- biose, inimigos característicos, doenças características, variedades resistentes, variedades mais ou menos férteis, e assim por diante. Muitos problemas descritivos obrigam o botânico a empregar um enfoque experimental; e isso leva à fisiologia das plantas e, assim, a uma ciência teórica e experimental (em lugar de uma ciência puramente "descritiva"). As várias fases dessas transições fundem-se de modo quase imperceptível e surgem em cada fase problemas autênticos em lugar de "enigmas".
Mas talvez Kuhn chame "enigma" ao que eu chamaria "problema"; e o fato é que não queremos brigar por causa de palavras. Seja-me, portanto, permitido dizer alguma coisa mais geral a respeito da tipologia dos cientistas de Kuhn.
Afirmo que entre o "cientista normal" de Kuhn e o seu "cientista extraordinário" há muitas gradações; e é preciso que haja. Tome-se Boltzmann, por exemplo; haverá poucos cientistas maiores do que ele. Dificilmente, porém, se poderá dizer que sua grandeza consiste em haver ele preparado uma revolução importante porque era, em extensão considerável, um seguidor de Maxwell. Mas estava tão longe de ser um "cientista normal" quanto se pode estar; lutador corajoso, resistiu à moda imperante em seu tempo — moda que, a propósito, só imperou no continente e teve poucos seguidores, naquela época, na Inglaterra.
Acredito que a idéia de Kuhn de uma tipologia dos cientistas e dos períodos científicos é importante, mas necessita de restrições. O seu esquema de períodos "normais", dominados por uma teoria imperante (um "paradigma", segundo a terminologia de Kuhn) e segui- dos de revoluções excepcionais, parece ajustar-se muito bem à astronomia. Mas não se ajusta, por exemplo, à evolução da teoria da matéria; nem à evolução da teoria das ciências biológicas desde, digamos, Darwin e Pasteur. Em relação ao problema da matéria, sobretudo, tivemos pelo menos três teorias dominantes que competiram desde a Antigüidade: as teorias da continuidade, as teorias atômicas e as teorias que tentavam combinar as duas primeiras. Além disso, tivemos por algum tempo a versão de Berkeley feita por Mach — a teoria de que a "matéria" era um conceito mais metafísico do que científico: de que não havia nada parecido com uma teoria física da estrutura da matéria; e de que a teoria fenomenológica do calor deveria tornar-se o paradigma por excelência de todas as teorias físicas. (Emprego aqui a palavra "paradigma" num sentido um pouco diferente do que lhe dá Kuhn: não para indicar uma teoria dominante, mas um programa de pesquisa - um modo de explicação considerado tão satisfatório por alguns cientistas que eles exigem a sua aceitação geral.)
Conquanto eu considere importantíssimo o descobrimento de Kuhn do que ele chama de ciência "normal", não concordo com a afirmativa de que a história da ciência lhe apóia a doutrina (essencial à sua teoria da comunicação racional) segundo a qual "normalmente" temos uma teoria dominante — um paradigma — em cada domínio científico, e ainda segundo a qual a história de uma ciência consiste numa seqüência de teorias dominantes, com períodos revo­lucionários intervenientes de ciência "extraordinária"; períodos que ele descreve como se a comunicação entre cientistas se houvesse in­terrompido mercê da ausência de uma teoria dominante.
Essa imagem da história da ciência conflita com os fatos tais como os vejo. Pois sempre houve, desde a Antigüidade, constante e proveitosa discussão entre as teorias dominantes concorrentes da matéria.
Agora, em seu atual ensaio, Kuhn parece propor a tese de que a lógica da ciência tem pouco interesse e nenhum poder explanatório para o historiador da ciência.
Afigura-se-me que, vinda de Kuhn, essa tese é quase tão para­doxal quanto o foi a tese "Eu não uso hipóteses" exposta na “Optics” de Newton. Pois assim como Newton usava hipóteses, assim Kuhn usa a lógica — não só para argumentar, mas também no mesmíssimo sentido em que me refiro à Lógica da Descoberta. Ele emprega, todavia, uma lógica da descoberta que, em certos pontos, difere radi­calmente da minha a lógica de Kuhn é a lógica do relativismo histórico.
Permitam-me mencionar primeiro alguns pontos de concordân­cia. Acredito que a ciência é essencialmente crítica; que consiste em conjeturas audazes e, portanto, pode ser descrita como revolucionária. Sempre acentuei, todavia, a necessidade de algum dogmatismo: o cientista dogmático tem um papel importante para representar. Se nos sujeitarmos à crítica com demasiada facilidade, nunca descobriremos onde está a verdadeira força das nossas teorias.
Mas Kuhn não quer saber desse dogmatismo. Acredita no domínio de um dogma imperante por períodos consideráveis; e não acredita que o método da ciência seja, normalmente, o método de conjeturas audazes e de crítica.
Quais são os seus principais argumentos? Não são psicológicos nem históricos — são lógicos: Kuhn sugere que a racionalidade da ciência pressupõe a aceitação de uma referencial comum. Sugere que a racionalidade depende de algo como uma linguagem comum e um conjunto comum de suposições. Sugere que a discussão racional e a crítica racional só serão possíveis se estivermos de acordo sobre questões fundamentais.
Essa é uma tese amplamente aceita e, com efeito, está na moda: a tese do relativismo. E é uma tese lógica.
Considero-a equivocada. Admito, naturalmente, que é muito mais fácil discutir enigmas dentro de um referencial comum aceito e ser levado pela maré de uma nova moda imperante a um novo referencial, do que discutir princípios fundamentais — isto é, o próprio re­ferencial de nossas suposições. Mas a tese relativista de que a estru­tura não pode ser discutida criticamente pode ser discutida critica­mente e não resiste à crítica.
Dei-lhe o nome de O Mito do Referencial, e discuti-a em várias ocasiões. Considero-a um equívoco lógico e filosófico. (Lembro-me de que Kuhn não gosta do meu emprego da palavra "equívoco"; mas essa aversão é simplesmente parte do seu relativismo.)
Eu gostaria de dizer em poucas palavras por que não sou relativista: 2 acredito na verdade "absoluta" ou "objetiva", no sentido de Tarski (embora, naturalmente, não seja um "absolutista", pois não penso que eu, nem qualquer outra pessoa, temos a verdade no bolso). Não duvido de que este seja um dos pontos em que estamos mais profundamente divididos; e é um ponto lógico.
Admito que a qualquer momento somos prisioneiros apanhados no referencial das nossas teorias; das nossas expectativas; das nossas experiências passadas; da nossa linguagem. Mas somos prisioneiros num sentido pickwickiano; se o tentarmos, poderemos sair de nosso referencial a qualquer momento. É verdade que tornaremos a en­contrar-nos em outro referencial, mas este será melhor e mais espa­çoso; e poderemos, a quaisquer momento, deixá-lo também.
O ponto central é que é sempre possível uma discussão crítica e uma comparação dos vários referenciais. Não passa de um dogma — e um dogma perigoso — o que estatui que os diversos referenciais são como linguagens mutuamente intraduzíveis. O fato é que nem línguas totalmente diferentes (como o inglês e o hopi, ou o chinês) são intraduzíveis, e que existem inúmeros índios ou chineses que aprenderam a dominar perfeitamente o inglês.
O Mito do Referencial, em nosso tempo, é o baluarte central do irracionalismo. A tese que lhe oponho é que ele simplesmente exagera a dificuldade, transformando-a numa impossibilidade. Não se pode deixar de admitir a dificuldade da discussão entre pessoas educadas situadas em diferentes referências. Mas nada é mais proveitoso que uma discussão dessa natureza; do que o embate cultural que estimulou algumas das maiores revoluções intelectuais.
Admito que uma revolução intelectual se assemelha com freqüência a uma conversão religiosa. Uma nova visão das coisas pode apanhar-nos como o fuzilar de um raio. Mas isso não quer dizer que não podemos avaliar, crítica e racionalmente, nossos pontos de vista anteriores à luz dos novos.
Seria, desse modo, simplesmente falso dizer que a transição da teoria da gravidade de Newton para a de Einstein é um salto irracional e que as duas não são racionalmente comparáveis. Existem, ao contrário, inúmeros pontos de contato (tais como o papel da equação de Poisson) e pontos de comparação: segue-se da teoria de Einstein que a teoria de Newton é uma excelente aproximação (a não ser no que concerne aos planetas e cometas que se movem em órbitas elípticas com excentricidades consideráveis).
Nessas condições, em ciência, à diferença do que acontece na teologia, é sempre possível o confronto crítico das teorias concorrentes, dos referenciais que competem entre si. E a negação dessa possibilidade representa um equívoco. Na ciência (e só na ciência) podemos dizer que fizemos progressos genuínos e que sabemos mais agora do que sabíamos antes.
Assim sendo, a diferença entre mim e Kuhn remonta, de maneira fundamental, à lógica. E o mesmo acontece com toda a teoria de Kuhn. À sua proposta: "A Psicologia em lugar da Lógica da Descoberta" podemos responder: todos os seus argumentos advêm da tese de que o cientista é logicamente obrigado a aceitar um referencial, visto que nenhuma discussão racional é possível entre referenciais. Eis aí uma tese lógica — mesmo que seja uma tese equivocada.
De fato, como já expliquei alhures, o "conhecimento científico" pode ser considerado como destituído de objeto.3 Pode ser encarado como um sistema de teorias do qual trabalhamos como trabalham os pedreiros numa catedral. A meta é descobrir teorias que, à luz da discussão crítica, cheguem mais perto da verdade. Desse modo, a meta é o aumento do conteúdo de verdade das nossas teorias (o que, como já demonstrei 4, só pode ser conseguido pelo aumento do seu conteúdo).
Não posso concluir sem assinalar que, no meu entender, é surpreendente e decepcionante a idéia de recorrer à sociologia ou à psicologia (ou ainda, como Pearce Williams recomenda, à história da ciência) a fim de informar-se a respeito das metas da ciência e do seu progresso possível.
De fato, cotejadas com a física, a sociologia e a psicologia estão cheias de modas e dogmas não-controlados. A sugestão de que podemos encontrar aqui algo parecido com uma "descrição pura, objetiva" está claramente equivocada. Além disso, como pode o retrocesso a tais ciências, a miúdo espúrias, ajudar-nos a resolver essa dificuldade? Não será sociológica (nem psicológica, ou histórica) a ciência a que vocês desejam recorrer a fim de decidir quanto monta a pergunta "Que é ciência?" ou "Que é, de fato, normal em ciência?" Pois vocês, evidentemente, não querem recorrer à orla lunática sociológica (ou psicológica ou histórica)? E a quem desejam consultar: ao sociólogo (ou psicólogo, ou historiador) "normal" ou ao "extraordinário"?
Por isso considero tão surpreendente a idéia de recorrer à sociologia ou à psicologia. E considero-a tão decepcionante porque ela mostra que foi baldado tudo o que eu disse até agora contra as tendências e processos sociologistas e psicologistas, especialmente na história.
Não, esta não é a maneira, como a simples lógica pode mostrar; e assim a resposta à pergunta de Kuhn "Lógica da Descoberta ou Psicologia da Pesquisa?" é a seguinte: enquanto que a Lógica da Descoberta tem muito pouca coisa para aprender com a Psicologia da Pesquisa, esta tem muito que aprender com aquela.
Notas
1. Não sei se o emprego do termo "enigma" por parte de Kuhn tem alguma coisa que ver com o emprego de Wittgenstein. Wittgenstein, natural­mente, empregou-o em conexão com sua tese de que não há problemas genuínos em filosofia — apenas enigmas, isto é, pseudoproblemas ligados ao uso im­próprio da linguagem. Seja como for, o emprego do termo "enigma" em lugar de "problema" indica, por certo, um desejo de mostrar que os problemas assim descritos não são muito sérios nem muito profundos.
2. Veja, por exemplo, o Capítulo 10 das minhas Conjectures and Refu­tations, e o primeiro Addendum à 4.' (1962) e à última edição do volume de minha Open Society.
3. Veja agora minha palestra intitulada "Epistemology Without a Knowing Subject" estampada nas Atas do 'Terceiro Congresso Internacional de Lógica, Metodologia e Filosofia da Ciência, que se realizou em Amsterdã. no ano de 1%7.
4. Veja meu estudo intitulado "A Theorem on Truth-Content", publicado na obra Mind, Matter, and Method, de Feigl Festschrift, organizado por P. K. Feyerabend e Grover Maxwell, em 1966.
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quinta-feira, 5 de março de 2009

“KARL POPPER e THOMAS KUHN: reflexões..." por Francisco Ramos Neves


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NEVES, Francisco Ramos. “KARL POPPER e THOMAS KUHN: reflexões acerca da epistemologia contemporânea I” Natal (Rio Grande do Norte): Faculdade Natalense para o Desenvolvimento do RN - FARN, Revista Eletrônica, v.2, n.l, y 143 – 148, jul./dez. 2002.
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Resumo
O presente ensaio representa uma contribuição à reflexão sobre a problemática da Epistemologia Contemporânea. O objetivo não é o de exaurir o argumento sobre o tema proposto, mas o de suscitar o debate acadêmico e expor alguns fragmentos da obra de dois grandes clássicos da Filosofia da Ciência, Popper e Khun.
Palavras-chave: Filosofia da Ciência, Epistemologia, Metodologia da Científica.
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Abstract
The present essay is a contribution to a reflection on Contemporary Epistemology. The objective is not to exhaust the arguments on the proposed theme, but to stimulate academia discussion and to expose some fragments of the works of two great classics in Science Philosophy, Popper and Kuhn.
Key words: Science philosophy, epistemology
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1 INTRODUÇÃO
O presente texto tem como objetivo traçar uma comparação entre os paradigmas da filosofia da ciência de Karl Popper e Thomas Kuhn. Dividimos o texto em três partes: a primeira refere-se à posição de Karl Popper, que concebe uma idéia de ciência submetida ao princípio da refutabilidade para provar sua validade; a segunda parte aborda os aspectos referentes à posição de Thomas Kuhn, que estabelece as condições paradigmáticas para a validade de uma teoria científica e aponta os momentos da prova de tal teoria como critério de sua qualificação, até ser superada por outro paradigma que responda às anomalias colocadas pela crise da ciência existente; por fim, a terceira parte estabelece uma conclusão do tema realizando a relação comparativa entre as duas tendências, evidenciando proximidades e rupturas.
A forma de elaborar dois capítulos distintos, com a posição dos dois filósofos da ciência contemporânea, propõe suscitar a comparação entre as duas teses a partir da exposição das suas idéias, o que pode ser construído com a participação do próprio leitor que terá acesso à discussão.
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2 O IDEAL DA REFUTABILIDADE COMO CRITÉRIO DE DEMARCAÇÃO CIENTÍFICA EM KARL POPPER
Na epistemologia contemporânea, podemos enfatizar a importância vital do Círculo de Viena para a ciência e seus novos paradigmas. O mesmo foi formado na década de 1920 por cientistas de diversas áreas de investigação, tais como Moritz Schilick , Rudolf Carnap, Otto Neurath , entre outros.
Essa comunidade científica fundamentou e desenvolveu o neopositivismo, também denominado positivismo lógico ou empirismo lógico, que propõe um claro e preciso critério de demarcação entre estados de fatos e estados mentais, ou entre fatos empíricos demonstráveis pela verificabilidade e os princípios metafísicos . Em suas investigações acerca do procedimento científico, enfatizavam o critério dos enunciados verifuncionais, isto é, submetidos aos princípios da verificabilidade empírica.

Karl Popper (1902-1994), físico, matemático e filósofo da ciência, aproxima-se desta perspectiva científica do Círculo de Viena, mas "correndo por fora" e superando criticamente os pressupostos que determinam o seu princípio de demarcação e o seu princípio de indução a partir de uma defesa de novo paradigma denominado de "dedutivismo em oposição ao 'indutivismo'" :
Segundo Popper, a recusa da Lógica Indutiva consiste, dc acordo com suas próprias palavras, "em ela não proporcionar conveniente sinal diferenciador do caráter empírico, não-metafísico, de um sistema teorético; em outras palavras, consiste em ela não proporcionar adequado 'critério de demarcação""3 .
Popper criticou o critério da verificabilidade do indutivismo empirista do positivismo lógico do Círculo de Viena4 e propôs, como possibilidade para o saber científico, o critério da não-refutabilidade ou da falseabilidade.
Contudo, só reconhecerei um sistema enquanto empírico ou científico se ele for passível de comprovação pela experiência. Essas considerações sugerem que deve ser tomado como critério de demarcação, não a verificabilidade, mas a falseabilidade de um sistema.3
De acordo com esta visão popperiana, o critério de demarcação entre ciência e não ciência reside no fato da teoria se submeter à condição de poder ser refutada.
Isto é, uma teoria mantém-se verdadeira até que seja possível refutá-la pela experiência empírica, visto que, para Popper, do ponto de vista lógico, não é nada óbvio que se justifique inferir proposições universais de assertivas singulares, por mais numerosas que sejam as evidencias práticas. "Independentemente de quantos casos de cisnes brancos possamos observar, isso não justifica a conclusão de que todos os cisnes são brancos."6
Com esta afirmação acima, Popper indicou a condição transitória da validade de uma teoria. Determinado sistema científico é válido até o momento em que é refutado, mostrando-se sua falsidade. Isto eqüivale a dizer que, para Popper, somente a refutabilidade de uma teoria pode ser provada, mas nunca a sua veracidade absoluta.
Popper em suas investigações lógicas também destacou que no conhecimento científico a mente não desempenha um papel de tabula rasa como pensavam os empiristas ingleses. Para ele não existe observação pura, pois todas as observações são sempre realizadas à luz de pressupostos e de teorias prévias que o cientista traz consigo. A partir daí, "o trabalho do cientista consiste em elaborar teorias e pô-las à prova."7
Em Popper, a invenção de uma nova teoria ou de um novo sistema científico pressupõe que, em qualquer hipótese, para sua validade, devam ser submetidos à prova em um processo de "reconstrução racional". "Ora, eu sustento que as teorias científicas nunca são inteiramente justificáveis ou verificáveis, mas que, não obstante, são suscetíveis de se verem submetidas à prova."8 Desta forma, a objetividade dos enunciados científicos reside na condição deles poderem ser submetidos a teste.
Este processo de construção de uma nova teoria ou sistema científico inicia-se com uma comparação lógica entre as conclusões obtidas pela teoria construída, buscando uma coerência interna do sistema. O segundo momento da prova é da investigação lógica da teoria para verificar se ela apresenta o caráter de uma teoria empírica ou científica. O terceiro momento é o do confronto com outras teorias, com o objetivo de determinar se a teoria construída representa um avanço de ordem científica. Finalmente, "há a comprovação da teoria por meio de aplicações empíricas das conclusões que dela se possam deduzir."9
Por fim, na concepção epistemológica popperiana o jogo da Ciência é, em princípio, interminável. Uma teoria submetida à prova e tendo suas qualidades comprovadas não se pode superá-la facilmente sem uma "boa razão , " 10 a não ser por outra teoria que resista melhor às provas ou ao falseamento de uma teoria anterior.
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3 A ESTRUTURA DAS REVOLUÇÕES CIENTÍFICAS DE THOMAS KUHN
Thomas Kuhn (1922-1996), norte-americano, físico, historiador e filósofo da ciência, desenvolveu sua teoria acerca da história da ciência entendendo-a não como um processo linear e evolutivo, mas como uma sucessão de paradigmas (modelos) que se confrontam entre si. Ele define paradigma como "'modelo ou padrão aceitos".11
Em seu livro A estrutura das revoluções científicas (1962), Kuhn sustenta a tese de que a ciência se desenvolve durante certo tempo a partir da aceitação, por parte da comunidade científica, de um conjunto de teses, pressupostos e categorias que formam um paradigma, ou seja, um conjunto de normas e tradições dentro do qual a ciência se move e se orienta. "Os paradigmas adquirem seu status porque são mais bem sucedidos que seus competidores na resolução de alguns problemas que o grupo de cientistas reconhece como graves."12

Em determinados momentos, porém, essa visão ou paradigma se altera, provocando uma revolução que abre caminho para um novo tipo de desenvolvimento científico. Foi o que se deu na passagem da ciência antiga à ciência moderna, ou ainda, na passagem da física clássica c mecânica para a física quântica.
De acordo com Kuhn, é como se ocorresse uma nova reorientação da visão global, na qual os mesmos dados são inseridos em novas relações científicas.
Nesta nova relação, o objetivo é "apresentar uma nova aplicação do paradigma ou aumentar a precisão de uma aplicação já feita".13
Thomas Kuhn também estabelece uma distinção entre Ciência Normal, que se desenvolve dentro de um certo paradigma, acumulando dados e instrumentos no seu interior, e a Ciência extraordinária, que surge nos momentos de crise do paradigma. Essa ciência questiona e revoluciona os fundamentos e pressupostos da ciência anterior e propõe um novo paradigma.
Desta forma, em Kuhn, as revoluções científicas são aqueles episódios de desenvolvimentos, "nos quais um paradigma mais antigo é total ou parcialmente substituído por um novo, incompatível com o anterior."14
Nesse sentido, uma forma de revolução científica, segundo Thomas Kuhn, é o reflexo das revoluções acontecidas na sociedade política. E da mesma forma que as revoluções políticas iniciam-se com um sentimento crescente, a partir de um segmento insatisfeito da comunidade política.
de forma muito semelhante, as revoluções científicas iniciam-se com um sentimento crescente , também seguidamente restrito a uma pequena subdivisão da comunidade científica, de que o paradigma existente deixou de funcionar adequadamente na exploração de um aspecto da natureza, cuja exploração fora anteriormente dirigida pelo paradigma.1 5
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4 CONCLUSÃO
Sensível ao caráter altamente abstrato e especulativo de algumas teorias epistemológicas contemporâneas, Popper rejeita simultaneamente o mito dos dados observacionais de base bem como a lógica indutiva. O critério de demarcação que propõe para separar a ciência da metafísica é o da refutabilidade ou da falsificabilidade. A teoria científica persistirá somente se resistir aos testes propostos pelo critério apontado acima.
Já Thomas Kuhn estabelece como critério para a validação de um sistema científico a aplicabilidade do paradigma aceito na resolução dos problemas graves na ciência, e sua superação vai se dar na revolução científica que outro paradigma construído pode possibilitar.
Em Popper, é importante acentuar que pelo critério da refutabilidade uma decisão positiva só pode proporcionar alicerce temporário à teoria científica, pois neste processo de refutabilidade as subseqüentes decisões negativas sempre poderão constituir-se em motivo para rejeitá-la. E, na medida em que tal teoria científica resista a provas criteriosas e severas e não seja suplantada por outra, no curso do progresso científico, ela permanecerá válida e comprovará sua qualidade.
Thomas Kuhn se contrapôs à teoria de Karl Popper, no que diz respeito ao desenvolvimento da ciência, ao negar que o progresso do conhecimento epistemológico tenha se dado a partir do critério estabelecido pelo ideal da refutação.
Para Kuhn, a Ciência progride pela tradição intelectual representada pelo paradigma, que é um modelo e visão de mundo comunicada por uma teoria ou sistema científico.
Nas fases da Ciência normal, o paradigma, por exemplo, o newtoniano, serve para auxiliar os cientistas na resolução dos seus problemas, e o avanço da ciência se efetiva nas descobertas acumuladas. Porém, há situações privilegiadas, de crises paradigmáticas; e isto ocorre quando o paradigma aceito já não r e s o l v e uma série de anomalias acumuladas. Revoluções científicas e paradigmáticas, neste sentido, foram operadas na história por Copérnico, Newton, Darwin, Einstein e Heisenberg.
A proximidade entre Popper e Kuhn está no fato de admitirem um desenvolvimento possível para o conhecimento epistemológico da realidade. No entanto, os princípios de superação e revolução das teorias científicas e paradigmas existentes se diferenciem quanto ao aspecto referente ao critério de demarcação entre as ciências empíricas e a metafísica. Também podemos observar uma divergência no que diz respeito ao princípio da crítica e da forma de superação dos enunciados epistemológicos vigentes.
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Notas:
1. Mestre em Filosofia (UFPB). Professor de Filosofia e Ética Profissional nos Cursos de Administração e Marketing da FARN. F-mail ramosneves@bol.com.br
2. Popper Karl. A lógica da pesquisa científica. São Paulo: Cultrix. 1993. p. 31.
3. Ibid.. p. 34 -35.
4. Segundo Popper '"Os velhos positivistas só desejavam admitir como científicos ou legítimos os conceitos (ou
noções, ou idéias) que. como diziam.' derivassem da experiência"". Ibid.. p. 35
5. Ibid., p. 42.
6. Ibid., p. 28.
7. Ibid., p. 31.
8. Ibid., p. 46.
9. Ibid., p. 33.
10. Ibid., p. 56.
11. KUHN, Thomas. A estrutura das revoluções científicas. 5ed. São Paulo: Perspectiva, 1998.p. 43.
12. Ibid., p. 44.
13. Ibid., p. 51.
14. Ibid.. p. 125
15. Ibid.. p. 126.
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REFERÊNCIAS
KUHN, Thomas. A estrutura das revoluções científicas. 5. ed. São Paulo: Perspectiva,
1998.
POPPER, Karl. A lógica da pesquisa científica. São Paulo: Cultrix, 1993.
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O que é Epistemologia?


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Espaço para a agregação de definições sobre o que é Epistemologia.
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1.
Epistemologia é a parte da Filosofia que fundamenta as questões sobre o conhecimento. Estudo crítico dos princípios, hipóteses e resultados das Ciências já Constituídas, e que visa determinar por fundamentos lógicos.” (Viana, Santa-Rita, 2000, p.18)
VIANA, Celio Mauro; SANTA-RITA, Tania. “Apenas Interdisciplinar?” Niterói (Rio de Janeiro): PGCA - Pós-Graduação em Ciência Ambiental – Universidade Federal Fluminense, Mundo & Vida (r), v.2, n.1, p.17-20, 2000.
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2.
"A Epistemologia é a disciplina voltada ao estudo e ao controle das condições de possibilidade e validade do conhecimento científico” (Guerra Filho, 2001, p. 2)
GUERRA FILHO, W. S.. “Teoria da Ciência Jurídica.” São Paulo (São Paulo): Saraiva, 2001.
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3.
A ciência é uma linguagem, que transforma e dilacera a realidade seguindo as próprias regras, e a epistemologia é um dos metadiscursos dela, as duas, assim, organicamente inseridas na teoria da comunicação.” (Hanke, sd)
HANKE. Michael. “Epistemologia na Teoria da Comunicação de Vilém Flusser.” Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação. Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação – COMPÓS, sd. www.compos.org.br/data/biblioteca_655.pdf
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