quinta-feira, 5 de março de 2009

O que é Epistemologia?


.
Espaço para a agregação de definições sobre o que é Epistemologia.
.
1.
Epistemologia é a parte da Filosofia que fundamenta as questões sobre o conhecimento. Estudo crítico dos princípios, hipóteses e resultados das Ciências já Constituídas, e que visa determinar por fundamentos lógicos.” (Viana, Santa-Rita, 2000, p.18)
VIANA, Celio Mauro; SANTA-RITA, Tania. “Apenas Interdisciplinar?” Niterói (Rio de Janeiro): PGCA - Pós-Graduação em Ciência Ambiental – Universidade Federal Fluminense, Mundo & Vida (r), v.2, n.1, p.17-20, 2000.
.
2.
"A Epistemologia é a disciplina voltada ao estudo e ao controle das condições de possibilidade e validade do conhecimento científico” (Guerra Filho, 2001, p. 2)
GUERRA FILHO, W. S.. “Teoria da Ciência Jurídica.” São Paulo (São Paulo): Saraiva, 2001.
.
3.
A ciência é uma linguagem, que transforma e dilacera a realidade seguindo as próprias regras, e a epistemologia é um dos metadiscursos dela, as duas, assim, organicamente inseridas na teoria da comunicação.” (Hanke, sd)
HANKE. Michael. “Epistemologia na Teoria da Comunicação de Vilém Flusser.” Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação. Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação – COMPÓS, sd. www.compos.org.br/data/biblioteca_655.pdf
.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial